O Governador do Estado de São Paulo João Doria, relatou que há a possibilidade do estado ter que recuar nas restrições devido ao aumento dos casos do Covid-19.
Não é apenas no estado de São Paulo, mas em todo o Brasil os casos de Covid-19 estão aumentando. Isso porque a maioria das pessoas estão deixando de praticar o isolamento social e principalmente não estão usando máscaras.
Na próxima segunda feira expira as medidas de restrição atual. Por isso, o Governo faz um novo levantamento e cogita a possibilidade de voltar atrás em algumas restrições.
O que leva a repensar essa restrição são questões como novos casos, leitos disponíveis em UTIs e a capacidade dos hospitais de atendimentos aos casos. Infelizmente o Brasil ocupa o segundo lugar em número de mortes e o terceiro em número de casos de Covid-19 no mundo.
Aliás, a cidade de São Paulo é considerada um dos epicentros da doença no país. Os números atuais estão longe de chegarem ao pico da crise, mas eles têm aumentado desde de outubro.
Para se ter uma ideia o estado tem cerca de 20% dos casos de Covid-19 dos 6,1 milhões dos casos registrados no Brasil. A cada quatro mortes registradas pela doença no Brasil, um era morador da capital paulista.
O aumento dos casos de Covid-19 entre os jovens
Quando as restrições foram reduzidas, os jovens voltaram a fazer festas e encontros. Além disso, muitas pessoas voltaram a ter encontros presenciais, sem as devidas medidas restritivas.
Por isso, o Governo tem se preocupado de forma constante com esse público. Apesar dos jovens serem mais resistentes a doença, eles costumam inserir o vírus dentro de sua residência e convívio familiar.
E não é apenas isso, acredita-se que as eleições podem ter contribuído para o crescente número de novos casos. A preocupação relacionada as eleições ainda são altas, já que nesse domingo cerca de 57 cidades voltaram as urnas para o 2º turno.
Assim, o Governo pretende avaliar as regiões que estão com aumento constante da doença, número elevado de ocupação de leitos e de mortes.
Quais restrições poderão ser retomadas?
Basicamente entraram nas novas medidas possíveis locais de lazer. Ainda não há um detalhamento de quais locais podem ser afetados pelas restrições. Possivelmente, parques, cinemas e bares deverão ser afetados por essa nova restrição. As novas restrições serão anunciadas na próxima segunda-feira dia 30 de novembro.
É fundamental importância que os cuidados continuem até que uma vacina segura seja desenvolvida!
Lembrando dos cuidados para evitar a Covid-19
Mesmo com todas as restrições que o Governo do estado tem implantado. O combate real é feito de modo individualizado, ou seja, cada um, precisa fazer sua parte na prevenção contra a Covid-19!
Por isso, é fundamental tomar algumas medidas de prevenção!
- Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o braço dobrado ou um lenço;
- Caso se sinta indisposto, fique em casa;
- Higienize suas mãos de forma constante, seja com álcool em gel ou água e sabão;
- Lembre se ficar sempre a uma distância mínima de 1,5 m a 2 m de outra pessoa, principalmente se ela tiver sintomas suspeitos;
- Não leve as mãos aos olhos, boca e nariz, sem a devida higienização;
- Em caso se sintomas como tosse, febre e dificuldade para respirar, procure atendimento médico;
- Se precisar se aproximar de uma outra pessoa, use máscara de forma constante!
Mas antes de se dirigir a uma unidade de saúde, ligue para o posto de saúde mais próximo. Assim, você verifica qual unidade de saúde está preparada para realizar seu atendimento.
Lembrando, que é de sua importância que seja realizado o uso das máscaras, o distanciamento social e a higienização constante das mãos, para uma proteção efetiva contra a Covid-19!