O Pix é um sistema de pagamento instantâneo. Ele foi desenvolvido pelo Banco Central. Basicamente ele é uma nova opção de transferência bancária ao lado do DOC e do TED. E também para cartões para empresas e pessoas físicas que realizam transferências de valores ou recebem pagamentos.
As transações são realizadas a partir de aplicativos de celulares e em menos de 10 segundos, já estão finalizadas. Apesar de ser criado pelo Banco Central o Pix, será oferecido aos clientes de agências bancárias e outras instituições financeiras como meio de pagamento e fintechs.
Lembrando que após a adesão, o Pix aparecerá junto com as outras opções de transferências financeiras dentro do aplicativo da sua instituição financeira.
Como utilizar o Pix?
Antes de mais nada, você deve acessar sua conta dentro do aplicativo da sua instituição financeira. Procure a opção cadastrar chave Pix. A chave será o endereço da sua conta no Pix.
Para realizar seu cadastro e criar a sua chave, você precisará utilizar uma forma de identificação. Que no caso pode ser um e-mail, número de telefone celular, seu CPF ou CNPJ ou uma chave aleatória.
A liberação da chave aleatória é possível sem realizar qualquer tipo de inserção de dados pessoais. Ela irá funcionar como um número de login. Sendo assim, ela é formada por um conjunto de números, símbolos e letras que são geradas de forma aleatória.
Essa chave é que identificará para qual conta será enviado a transferência que será realizada através do Pix.
Aprenda como realizar uma transação através do Pix
Quando você precisar realizar qualquer tipo de transferência acesse seu aplicativo da instituição financeira. O Pix pode ser utilizado para pagamentos ou para efetuar transações bancárias.
Em vez de escolher as transações comuns como DOC ou TED é só você escolher o Pix. Outra vantagem que o Pix tem a oferecer é que as empresas podem oferecer o Pix como uma opção de pagamentos para seus clientes. Para isso, é gerado um QR Code.
No momento do pagamento o cliente escolhe o Pix para efetuar o pagamento depois, é só ele escanear o QR Code e confirmar o pagamento.
As vantagens da utilização
O Banco Central listou os seguintes benefícios para a utilização:
- O Pix é um serviço que está disponível vinte quatro horas por dia, sete dias por semana, inclusive em feriados e finais de semana.
- O serviço é feito rapidamente, em menos de dez segundo, a transferência é realizada.
- Outra vantagem é que o PIx é totalmente gratuito, seja para pessoas físicas ou para Microempreendedores Individuais.
- A transferência pode ser realizada entre pessoas, de pessoas para estabelecimentos comerciais, entre estabelecimentos e para entes governamentais para taxas e impostos.
Tem desvantagens no uso?
Até o momento a única desvantagem no Pix, é que as pessoas que não tem smartphones, acesso aos aplicativos ou domínio da tecnologia não poderão utilizar o sistema.
Vale lembrar
Algumas transações poderão ser cobradas, entre elas o pagamento por meio físico. Algumas empresas poderão pagar ou não, isso dependerá muito da sua instituição financeira.
Ainda há a questão do uso do QR Code. Atualmente há dois tipos de QR Code, o estático que pode ser usado em várias transações. Dentro desse QR Code poderá ser definido um valor para um tipo de produto ou pelo pagador.
Já o QR Code dinâmico, é o mais indicado para comprar, pois ele apresenta informações diferentes para cada transação. Outro ponto é que ele permite que outros tipos de informações sejam adicionados.
Sendo assim, o Pix vem com muitas vantagens para o mercado de transações financeiras e pagamentos. A nossa corretora & Maia, já disponibiliza esse método de pagamento para seus clientes, basta apenas solicitar.