Hoje vamos dar um panorama geral sobre os principais assuntos relacionados ao Covid-19! Infelizmente, cada dia que passa a situação tem piorada. Aliás, em muitas cidades a ocupação dos leitos nos hospitais estão operando acima da capacidade máxima. Assim, em muitos hospitais nem há mais possibilidade de vagas, por isso, as filas só crescem cada dia mais.
Então, diante disso, muitas cidades do estado de São Paulo estão decretando “Lockdown” como uma medida para tentar conter o contágio do Covid-19. Confira uma lista das cidades do estado de São Paulo que estão declarando lockdown para os próximos dias.
- Altinópolis
- Américo Brasiliense
- Angatuba
- Bady Bassit
- Barrinha
- Batatais
- Boa esperança do Sul
- Brodowski
- Buri
- Capão Bonito
- Cerqueira César
- Guapiaçu
- Guareí
- Ibirá
- Icém
- Itaí
- Itapeva
- Itaporanga
- Jaboticabal
- Jales
- Mira Estrela
- Monte Aprazível
- Nova Aliança
- Nova Granada
- Orlândia
- Palestina
- Ribeirão Preto
- Riversul
- Sales
- Santa Cruz da Esperança
- Santa Lúcia
- São José do Rio Preto
Dessa forma, cada cidade definiu o que irá ou não funcionar durante o período de lockdown, mas de forma geral, será restrito a circulação de pessoas. Sendo assim, somente será permitido a circulação em caso de doença e coisas realmente essenciais. Entretanto, muitas cidades aplicaram multa, caso a pessoa for pega circulando se a real necessidade.
Em algumas cidades nem supermercados poderão funcionar para atendimento ao público. Certamente, na maioria somente o sistema de delivery será permitido, entre eles:
- Padarias
- Açougues
- Mercearias
- Mercados
- Supermercados
- Restaurantes
- Pizzarias
- Lanchonetes
- Lojas de conveniência
Aliás, postos de combustíveis só funcionaram das 6h às 20h, os únicos serviços que poderão funcionar são as farmácias e hospital.
Portanto, não é apenas em São Paulo que o lockdown está sendo decretado, outros estados também estão decretando o lockdown ou medidas restritivas mais severas:
- Distrito Federal
- Salvador
- Piauí
- Maranhão
- Pernambuco
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
Feriado prolongado na cidade de São Paulo
Nesta quinta-feira o prefeito da cidade de São Paulo decretou um mega feriado prolongado para a cidade de São Paulo. O objetivo é controlar o contágio do Covid-19.
Ao todo, cinco feriados municipais serão antecipados, a partir do dia 26 de março. Além disso, haverá uma mudança nos horários para o rodizio de carros. Os feriados que serão adiantados são os de Corpus Christi de 2021 e 2022, da Consciência Negra de 2021 e 2022 e o aniversário de São Paulo de 2022.
Com tal medida o prefeito espera reduzir de forma significativa a quantidade de pessoas que estarão circulando na cidade. Sendo assim, teremos 5 dias de feriados decretados, 26,29,30,31 e dia 1º de abril, na sexta-feira dia 2 de abril é feriado nacional. Assim, a cidade permanecerá do dia 26 de março até o dia 4 de abril, sem dia útil.
Em relação ao rodízio de carros, a liberação de circulação está liberada entre às 7h até as 10h e das 17h ás 20h. O rodizio funcionará das 20g às 5h, que é o horário de recolher.
Homem com “superanticorpos” pode ser a esperança contra o Covid-19?
Foi descoberto recentemente que John Hollis, um escritor americano de 54 anos, possui superanticorpos contra o Covid-19 e suas variantes. Isso foi o que decretou a Universidade de George Mason, após um estudo com feito com John.
Aliás, tudo começou no ano passado quando um amigo que mora com John pegou a doença. E apesar de contrair a doença, não teve sintoma algum além de uma pequena sinusite.
Então, após todo esse tempo, ele ainda não desenvolveu qualquer sintoma comum de sequela. Assim, ele se inscreveu em um estudo e o resultado indicou que ele é permanentemente imune ao Covid-19. Ele até pode contrair a doença, mas não ficará doente.
Os anticorpos de John, atacam rapidamente as células da Covid-19, impedindo que eles se multipliquem. Assim, o sangue de Hollis, foi considerado uma mina de ouro e os cientistas estão animados em estudar as muitas possibilidades que essa descoberta pode abrir.
Vacinas Oxford e Pfizer se mostram eficazes contra a variante brasileira da Covid-19
Apesar de ser uma notícia boa, infelizmente, novas variantes brasileiras do vírus têm surgido. E elas tem se tornado mais resistentes e com maior perigo de contágio. Além da nova variante que circula na Amazônia a P.1, uma nova variante a P.2, foi descoberta e há um possível risco de ser mais resistente a vacina.
Essa nova variante já foi identificada em 39 municípios dos estados do Amazonas, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeira e Paraíba. Em relação as vacinas, a variante P.1 descoberta em Manaus, é menos resistente a essas vacinas. Ainda não se sabe o porquê as vacinas são mais eficazes contra essa variante.
Em relação a variante P.2, os resultados ainda não estão confirmados, mas até o momento as vacinas não apresentaram um resultado satisfatório na imunização. Por isso, novos estudos deveram ser iniciados.
Diante de tudo isso, é de extrema importância que as pessoas continuem seguindo as medidas de isolamento social, usando máscaras, álcool em gel e todas as medidas restritivas para parar o aumento do contágio. Evitando que todos os sistemas de saúde colapsem e um lockdown nacional venha a ocorrer.